Como a Inteligência Artificial está redefinindo a experiência imobiliária?

julho, 2024‎ ‎ ‎ |

‎Por Marcelo Dadian

A transformação digital tem revolucionado diversos setores, e o mercado imobiliário não é exceção. O Grupo OLX, líder no marketplace de classificados, tem se destacado ao implementar soluções inovadoras baseadas em inteligência artificial (IA) em seus portais imobiliários. Essa abordagem não só otimiza a experiência dos usuários, mas também redefine a maneira como compramos, vendemos e alugamos imóveis.

Nos últimos 10 anos, o setor imobiliário passou por um intenso processo de digitalização. O contato com corretores, visitas virtuais, negociações e assinaturas de contratos agora podem ser realizados sem sair de casa. No entanto, com mais de 7 milhões de anúncios ativos, encontrar o imóvel ideal tornou-se uma tarefa desafiadora.

Para enfrentar esse desafio, o Grupo OLX implementou modelos avançados de IA que transformam a navegação e a busca de imóveis. Um exemplo é o modelo de deduplicação, que agrupa anúncios duplicados, facilitando a interação do usuário. Utilizando bibliotecas de visão computacional, o sistema analisa imagens e outros parâmetros para identificar similaridades entre os anúncios.

A eficácia da plataforma é um foco constante. Utilizando IA, o grupo desenvolveu um modelo que ordena os resultados da busca com maior assertividade. Esse modelo considera os parâmetros informados pelo usuário, por meio de suas interações na plataforma e as demandas especificadas por meio dos filtros. Essas recomendações de similaridade ajudam os usuários a encontrar alternativas relevantes, diante de tantas opções disponíveis

Qualidade também significa ajudar os usuários a identificar boas oportunidades de negócio. E um caminho para isso, que usamos nas nossas plataformas, é a sinalização daqueles com os preços mais atrativos, por meio do “Preço abaixo do mercado”. Para identificar essas ofertas, utilizamos nossa robusta base de dados que permite traçar os preços médios de imóveis com localização e características semelhantes e mapear aquelas que se destacam.

Para incentivar os anunciantes de imóveis, sejam eles proprietários ou profissionais do mercado, a destacar seus imóveis nas plataformas, ainda desenvolvemos um modelo de Machine Learning que ajuda a identificar, a partir das interações dos usuários, aqueles que têm sido o maior alvo de interesse dos usuários. Empoderados com essa informação, eles podem tomar decisões mais estratégicas para seus negócios.

No Grupo OLX, a inovação não é centralizada, mas estimulada em todos os times multifuncionais. Outro exemplo do uso da tecnologia a favor dos nossos clientes são os robôs, que por meio da interação com os usuários, conseguem identificar em que momento da jornada cada um deles está, e entregar aos corretores e imobiliárias dos anúncios com os quais houve essa interação insights para melhor atender os possíveis clientes.

Estamos na vanguarda da transformação digital no mercado imobiliário. A capacidade de analisar grandes volumes de dados, personalizar experiências e garantir segurança e transparência redefine como solucionamos as dores dos diferentes agentes do setor. A inovação contínua e o foco na experiência do usuário posicionam o Grupo OLX na liderança de um mercado imobiliário mais eficiente e acessível.

Marcelo-Dadian_C

Marcelo Dadian

É VP de Parcerias Estratégicas, Relações Setoriais e Institucionais do Grupo OLX. Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduado pela FGV, com especialização pela Stanford University, tem mais de 25 anos de experiência no setor imobiliário. Ao longo de sua carreira, atuou por 15 anos como Diretor de Incorporação e CMO na Rossi Residencial; foi sócio da Suahouse, empresa de CRM adquirida, em 2015, pelo portal Vivareal. Atualmente, além do cargo que ocupa no Grupo OLX, atua como diretor na VP de Incorporação no Secovi-SP, como presidente do MitHub, hub de inovação focado no mercado imobiliário, e como conselheiro do MID (Movimento Inovação Digital).

Quem também está com a gente

Empresas, Startups, Centros de Pesquisa e Investidores