A Omnicanalidade é a chave para a transformação da experiência do cliente?

julho, 2024‎ ‎ ‎ |

‎Por Daniel Knopfholz

A omnicanalidade está revolucionando como as empresas interagem com seus clientes. Mas o que exatamente é omnicanalidade e por que ela é tão importante? Vamos examinar como a integração de diversos canais de comunicação e venda pode transformar a experiência do cliente e aumentar os números, com base em dados concretos e uma abordagem de marketing envolvente.

O que é omnicanalidade?

Omnicanalidade é a prática de usar múltiplos canais de comunicação e venda, como lojas físicas, e-commerce, redes sociais, aplicativos móveis e mais, de maneira integrada e coesa. O objetivo é proporcionar uma experiência uniforme e sem interrupções para o cliente, independentemente do canal escolhido.É estar presente e disponível onde o cliente estiver, do seu jeito, no seu tempo.

A importância da Omnicanalidade

Em um mundo onde os consumidores esperam conveniência e consistência, a omnicanalidade se torna essencial. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, 73% dos consumidores utilizam múltiplos canais durante sua jornada de compra. Além disso, clientes omnichannel têm um valor de vida útil 30% maior do que aqueles que compram usando apenas um canal. Fonte: 

A Study of 46,000 Shoppers Shows That Omnichannel Retailing Works .

Exemplos de sucesso em Omnicanalidade

  1. Starbucks: A Starbucks oferece uma experiência omnichannel exemplar com seu aplicativo móvel, que permite aos clientes pedir e pagar antes de chegar à loja, acumulando pontos de fidelidade que podem ser usados em futuras compras.

  2. Apple: A Apple integra suas lojas físicas com o seu aplicativo, permitindo que os clientes verifiquem disponibilidade de produtos, façam pedidos online e retirem na loja e receba recomendações personalizadas com base em suas compras anteriores. Também permite que você agende serviços, teste de produtos e tenha uma experiência personalizada na loja. Além das lojas próprias, você consegue ter a “experiência Apple” também em seus distribuidores autorizados, que mimetizam, em parte, a experiência da marca nas lojas próprias. O cliente também consegue ter experiências incríveis e completas online.

Benefícios da Omnicanalidade

  • Experiência do cliente aprimorada: A omnicanalidade proporciona uma experiência de compra fluida e consistente, aumentando a satisfação e a lealdade do cliente. Empresas com uma forte estratégia omnichannel conseguem manter uma relação mais duradoura com seus clientes em comparação com aquelas que possuem estratégias menos integradas.

  • Aumento das vendas: Integrar canais pode levar a um aumento significativo nas vendas. Empresas que implementam estratégias omnichannel frequentemente veem uma melhoria na retenção de clientes ano a ano, resultando em crescimento nas vendas e na fidelização dos consumidores.

  • Insights e personalização: A omnicanalidade permite que as empresas coletem dados valiosos de diferentes pontos de contato, proporcionando uma visão abrangente do cliente. Isso possibilita a personalização das ofertas e a criação de campanhas de marketing mais eficazes, ajustadas às necessidades e preferências dos clientes.

Desafios e soluções

Implementar uma estratégia omnichannel pode ser desafiador. A integração de sistemas, a gestão de inventário em tempo real e a garantia de uma experiência consistente são apenas alguns dos obstáculos. No entanto, com as ferramentas e tecnologias certas, como plataformas de CRM e sistemas de gestão de pedidos, esses desafios podem ser superados. Para fazer tudo isso, é necessário também que a empresa se estruture internamente, na sua governança, arquitetura organizacional e incentivos alinhados para que todas as áreas trabalhem com o mesmo foco, que é a satisfação do cliente.

O futuro da Omnicanalidade

À medida que a tecnologia avança, a omnicanalidade se tornará ainda mais sofisticada. O uso de inteligência artificial (IA) e análise de big data permitirá uma personalização ainda maior, enquanto outras tecnologias, como a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) poderão transformar como os interagem com as marcas.

A omnicanalidade não é apenas uma tendência passageira; é uma necessidade estratégica para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado atual. Ao proporcionar uma experiência de cliente coesa e integrada, as empresas não apenas aumentam suas vendas, mas também constroem relacionamentos mais fortes e duradouros com seus clientes.

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Daniel Knopfholz

Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas pela UFPR, e fez MBA no Instituto de Empresas, em Madri. Trabalhou como consultor na Oliver Wyman e ocupou os cargos de Diretor Internacional e Diretor de Varejo na Europa, pelo Grupo Boticário. Foi Diretor Executivo de Eudora, segunda maior marca do Grupo Boticário, e liderou o crescimento e fortalecimento da marca no mercado nacional. Como VP de Tecnologia, liderou a transformação digital do Grupo Boticário, levando a empresa à liderança no mercado de retail tech. Desde 2022, além de Tecnologia, Daniel acumula também a área de Gente do GB.

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